FACEBOOK PARA NEGÓCIOS – INTRODUÇÃO
POR QUE USAR O FACEBOOK?
Facebook é a maior rede social do mundo, na qual os usuários podem se conectar não apenas com amigos e familiares, mas também com líderes e empresas. O perfil de uma clínica, ou de uma loja, no Facebook serve como uma versão moderna da lista de Páginas Amarelas.
Acesse Facebook.com/pages/create e preencha as informações solicitadas (nome da página, especialidade, informações de contato, etc.) para começar a criar sua própria página.
A própria página pedirá mais detalhes e te acompanhará durante o processo de adição de informações como, por exemplo, upload de fotos, serviços e etc. Em seguida, você poderá começar a convidar os seus amigos e familiares para ‘curtirem’ a sua página.
Uma página de negócios do Facebook é diferente de um perfil pessoal: ela é planejada especificamente para estabelecer digitalmente a sua presença comercial. O Facebook requer que todas as páginas comerciais estejam vinculadas a uma conta pessoal, porém as informações estarão separadas.
POSTANDO NO FACEBOOK
Ao postar, lembre-se sempre do que o seu público gostaria de ver e de como você pode informá-lo da melhor maneira. Algumas outras dicas para tornar sua página do Facebook mais impactante:
Mantenha uma programação de publicações regular com uma mistura de vídeos, fotos, posts informativos e até mesmo lives (saiba mais sobre isso nas páginas seguintes).
Compartilhe fotos das precauções que sua equipe está tomando para manter a todos seguros.
Uma # (hashtag) levará os seus seguidores a outras publicações que estejam usando o mesmo termo. Ajude os pacientes e consumidores a te encontrarem usando #óculos, #lentesdecontato, #[sua cidade] ou #[ACUVUE].
ANUNCIANDO NO FACEBOOK
Muitas empresas optam por promover seu conteúdo e sua página com posts patrocinados nas mídias sociais. Isso não é um requisito para manter a rede social do seu negócio, mas pode ajudar em sua visibilidade, já que o algoritmo do Facebook prioriza as páginas comerciais com amplificação paga. Se você optar por fazer posts patrocinados, poderá segmentar públicos com base em diferentes dados demográficos e métricas. O Facebook vai guiá-lo na escolha da melhor forma de direcionar seu público, então tenha em mente que tipo de pessoas você mais deseja ajudar a informar.
Sem posts patrocinados em sua página comercial, a maior parte do seu público nem mesmo verá seu conteúdo
Fonte: Ad Age. O Alcance Orgânico das Marcas no Facebook Caiu Desde Outubro: Estudo. https://adage.com/article/digital/brands-organic-facebookreach- crashed-october/292004. Acessado em 15 de maio de 2020.
O Facebook oferece recursos como o Facebook Insights em sua página comercial para ajudá-lo com os anúncios. O Facebook Insights é uma coleção de estatísticas sobre o desempenho de sua página que ajuda a avaliar a eficácia da página e das postagens, bem como saber com que tipo de publicação seu público mais se envolve.
FACEBOOK MESSENGER
Engajamento virtual com os clientes
Construir relacionamentos por meio dos Bate-papos à medida que mais clientes procuram se conectar remotamente
POR QUE ISSO É IMPORTANTE
- O e-mail está lotado (baixas taxas de abertura);
- Você pode enviar downloads (como recursos e conteúdo) via Messenger;
- Você pode ter conversas automatizadas com usuários reais no Messenger usando Inteligência Artificial;
- Botões facilmente incorporados ao seu site permitem que qualquer pessoa que clicar neles inicie uma conversa no Messenger com você.
Facebook Live
GUIA PASSO A PASSO
O Facebook Live apresenta verdadeiros benefícios comerciais. Essa funcionalidade oferece ao público o acesso exclusivo, visão e ofertas, com ótimo custo-benefício. Também aumenta a divulgação do seu negócio e ajuda a desenvolver seus canais sociais. Abaixo você confere como usar o Facebook Live, incluindo breves exemplos e dicas.
Como marca, sua página é pública. Mas, se quiser testar o Facebook Live, primeiro mude a configuração de privacidade para "Somente eu". Isso está disponível apenas para páginas pessoais. Para sua página comercial, não há essa opção. Os mesmos direitos de uso e limitação acima se aplicam.
Em sua página do Facebook — no celular ou no tablet — toque no ícone “Ao vivo”, que parece uma câmera de vídeo;
Altere sua configuração de privacidade para “Somente eu” para fazer um teste;
Escreva uma descrição convincente, permitindo que seu público saiba quais informações você compartilhará;
Configure a visualização da câmera:
Antes de clicar em "Transmitir ao vivo", certifique-se de que sua câmera esteja voltada para a direção certa na visualização. Você pode alterar a visualização da câmera para ficar no modo selfie ou virada para fora. Basta clicar no ícone de setas rotativas no canto superior da tela.
Clique no botão azul “Transmitir ao vivo” para iniciar a transmissão:
Assim que você começar a transmitir, o seu vídeo ao vivo aparecerá em seus feeds de notícias como qualquer outra postagem. (Observe que o Facebook atualmente classifica os vídeos ao vivo acima de outros vídeos.) Para encerrar a transmissão, clique em "Concluir". Seu vídeo permanecerá em sua linha do tempo ou página como qualquer outra postagem de vídeo.
Interaja com seus espectadores:
Incentive seus espectadores a interagirem com seu vídeo ao vivo. Isso ajudará na sua classificação nos feeds de notícias de outras pessoas).
- Designe alguém de sua equipe para responder aos comentários através de um computador desktop em outro lugar. Comentários negativos podem ser excluídos e bloqueados.
Dicas e truques do Facebook Live
- Teste o vídeo ao vivo usando a configuração de privacidade "Somente eu";
- Intercale vídeos ao vivo com outras postagens do Facebook;
- Torne o vídeo visualmente atraente;
- Seja você mesmo, seja espontâneo;
- Incentive os espectadores a curtir e compartilhar o vídeo;
- Peça a outra pessoa para assistir e responder aos comentários através de um computador desktop;
- Realize transmissões ao vivo com, pelo menos, 10 minutos de duração.