To access all features and enjoy the full functionality of this site, please ensure your browser is up-to-date. For IE8 users, the most recent version is IE11.

FACEBOOK PARA NEGÓCIOS – INTRODUÇÃO

POR QUE USAR O FACEBOOK?

Acesse Facebook.com/pages/create e preencha as informações solicitadas (nome da página, especialidade, informações de contato, etc.) para começar a criar sua própria página.

Create A Facebook Page

A própria página pedirá mais detalhes e te acompanhará durante o processo de adição de informações como, por exemplo, upload de fotos, serviços e etc. Em seguida, você poderá começar a convidar os seus amigos e familiares para ‘curtirem’ a sua página.

Depois disso, você deverá postar informações para que saibam o que sua empresa está fazendo para se manter segura durante a pandemia de Covid-19.

 

Uma página de negócios do Facebook é diferente de um perfil pessoal: ela é planejada especificamente para estabelecer digitalmente a sua presença comercial. O Facebook requer que todas as páginas comerciais estejam vinculadas a uma conta pessoal, porém as informações estarão separadas.

POSTANDO NO FACEBOOK

Ao postar, lembre-se sempre do que o seu público gostaria de ver e de como você pode informá-lo da melhor maneira. Algumas outras dicas para tornar sua página do Facebook mais impactante:

Mantenha uma programação de publicações regular com uma mistura de vídeos, fotos, posts informativos e até mesmo lives (saiba mais sobre isso nas páginas seguintes).

Compartilhe fotos das precauções que sua equipe está tomando para manter a todos seguros.

Uma # (hashtag) levará os seus seguidores a outras publicações que estejam usando o mesmo termo. Ajude os pacientes e consumidores a te encontrarem usando #óculos, #lentesdecontato, #[sua cidade] ou #[ACUVUE].

ANUNCIANDO NO FACEBOOK

Muitas empresas optam por promover seu conteúdo e sua página com posts patrocinados nas mídias sociais. Isso não é um requisito para manter a rede social do seu negócio, mas pode ajudar em sua visibilidade, já que o algoritmo do Facebook prioriza as páginas comerciais com amplificação paga. Se você optar por fazer posts patrocinados, poderá segmentar públicos com base em diferentes dados demográficos e métricas. O Facebook vai guiá-lo na escolha da melhor forma de direcionar seu público, então tenha em mente que tipo de pessoas você mais deseja ajudar a informar.

Sem posts patrocinados em sua página comercial, a maior parte do seu público nem mesmo verá seu conteúdo

Paid Promotion Pie Chart

Fonte: Ad Age. O Alcance Orgânico das Marcas no Facebook Caiu Desde Outubro: Estudo. https://adage.com/article/digital/brands-organic-facebookreach- crashed-october/292004. Acessado em 15 de maio de 2020.

Search Icon

O Facebook oferece recursos como o Facebook Insights em sua página comercial para ajudá-lo com os anúncios. O Facebook Insights é uma coleção de estatísticas sobre o desempenho de sua página que ajuda a avaliar a eficácia da página e das postagens, bem como saber com que tipo de publicação seu público mais se envolve.

FACEBOOK MESSENGER

Engajamento virtual com os clientes

Facebook Messenger Logo

Construir relacionamentos por meio dos Bate-papos à medida que mais clientes procuram se conectar remotamente

POR QUE ISSO É IMPORTANTE

  • Muitos clientes estarão em dúvida entre ir, ou não, ao consultório — ou loja — neste momento, devido à pandemia em curso;
  • O e-mail está lotado (baixas taxas de abertura);
  • Você pode enviar downloads (como recursos e conteúdo) via Messenger;
  • Você pode ter conversas automatizadas com usuários reais no Messenger usando Inteligência Artificial;
  • Botões facilmente incorporados ao seu site permitem que qualquer pessoa que clicar neles inicie uma conversa no Messenger com você.

Facebook Live

GUIA PASSO A PASSO

O Facebook Live apresenta verdadeiros benefícios comerciais em tempos normais, mas tem se tornado cada vez mais importante durante a pandemia de Ccovid-19. Essa funcionalidade oferece ao público o acesso exclusivo, visão e ofertas, com ótimo custo-benefício. Também aumenta a divulgação do seu negócio e ajuda a desenvolver seus canais sociais. Abaixo você confere como usar o Facebook Live, incluindo breves exemplos e dicas.

Como marca, sua página é pública. Mas, se quiser testar o Facebook Live, primeiro mude a configuração de privacidade para "Somente eu". Isso está disponível apenas para páginas pessoais. Para sua página comercial, não há essa opção. Os mesmos direitos de uso e limitação acima se aplicam.

Right Arrow Icon

Em sua página do Facebook — no celular ou no tablet — toque no ícone “Ao vivo”, que parece uma câmera de vídeo;

Screenshot - Tap the "Live" icon
Right Arrow Icon

Altere sua configuração de privacidade para “Somente eu” para fazer um teste;

Screenshot - Change your privacy setting to "Only Me" for our trial runScreenshot - Change your privacy setting to "Only Me" for our trial run
Right Arrow Icon

Escreva uma descrição convincente, permitindo que seu público saiba quais informações você compartilhará;

Right Arrow Icon

Configure a visualização da câmera:

Antes de clicar em "Transmitir ao vivo", certifique-se de que sua câmera esteja voltada para a direção certa na visualização. Você pode alterar a visualização da câmera para ficar no modo selfie ou virada para fora. Basta clicar no ícone de setas rotativas no canto superior da tela.

Screenshot - Set up your camera view
Right Arrow Icon

Clique no botão azul “Transmitir ao vivo” para iniciar a transmissão:

Assim que você começar a transmitir, o seu vídeo ao vivo aparecerá em seus feeds de notícias como qualquer outra postagem. (Observe que o Facebook atualmente classifica os vídeos ao vivo acima de outros vídeos.) Para encerrar a transmissão, clique em "Concluir". Seu vídeo permanecerá em sua linha do tempo ou página como qualquer outra postagem de vídeo.

Screenshot - Click the blue "Go Live" button
Right Arrow Icon

Interaja com seus espectadores:

Incentive seus espectadores a interagirem com seu vídeo ao vivo. Isso ajudará na sua classificação nos feeds de notícias de outras pessoas).

  • Designe alguém de sua equipe para responder aos comentários através de um computador desktop em outro lugar. Comentários negativos podem ser excluídos e bloqueados.

 

Dicas e truques do Facebook Live

  • Teste o vídeo ao vivo usando a configuração de privacidade "Somente eu";
  • Intercale vídeos ao vivo com outras postagens do Facebook;
  • Torne o vídeo visualmente atraente;
  • Seja você mesmo, seja espontâneo;
  • Incentive os espectadores a curtir e compartilhar o vídeo;
  • Peça a outra pessoa para assistir e responder aos comentários através de um computador desktop;
  • Realize transmissões ao vivo com, pelo menos, 10 minutos de duração.