Comunicação é a chave em saúde ocular. Seus pacientes querem ouvir suas opiniões e recomendações, e quando você demonstra interesse em ajudá-los, isso dá ainda mais confiança a eles. Uma boa comunicação também pode ajudá-lo a obter as informações necessárias para você alcançar os melhores resultamos clínicos para seus pacientes e ser mais eficiente em suas consultas.
Para o paciente, a experiência com os cuidados oculares começa assim que a consulta é marcada, continuando até que ele receba as lentes de contato. E cada momento desse processo é um ponto de contato importante que pode impactar a experiência dele.
Confira abaixo algumas dicas de como melhorar a comunicação com seus pacientes.
Mantenha o foco
Quando você mantém foco total no paciente, ele percebe. Em cada consulta, não se esqueça de ser proativo e curioso sobre como seu paciente pensa e as experiências com saúde ocular dele.
Primeiro pense na pessoa
Quanto mais você conseguir pensar no paciente como uma pessoa, mais individualizado será o tratamento que conseguirá oferecer a ele e mais propenso ele ficará a contar para você as necessidades dele.
Forme uma parceria
Uma vez preparado o terreno para um bom relacionamento com o paciente, é importante tratá-lo como um parceiro em seu processo de cuidado com os olhos. Ao discutir juntos sobre as necessidades, hesitações e metas do seu paciente, ele se sentirá mais seguro para tentar algo novo — principalmente por saber que você estará do lado dele.