Quase metade dos novos usuários de usuários de lentes de contato que interrompem o uso o fazem nos primeiros meses. Mantendo-se ativo e fazendo acompanhamento após prescrição, você pode ajudar a identificar e amenizar problemas assim que eles surjam.
Os três principais motivos pelos quais novos usuários param de usar lentes de contato são:
- dificuldade de inserção e remoção (58%);
- desconforto e ressecamento (57%); e
- insatisfação com o desempenho visual (44%).
Assim como para quase tudo, nem todas as lentes de contato funcionam para todos os pacientes. E às vezes serão necessárias algumas tentativas para encontrar a lente que funciona melhor para eles. Ao acompanhar um paciente — e encorajá-lo a fazer mesmo — você pode ajudar a esclarecer questões e preocupações desde cedo.
Sinais precoces de questões que podem resultar em desistência
- Problemas de visão - De visão fraca de perto ou à distância a visão flutuante, entre outras questões.
- Desconforto ou ressecamento - Pode ser na inserção, próximo do fim do dia ou devido a fatores ambientais.
- Questões de inserção e remoção - Talvez os pacientes não estejam utilizando lentes tanto quanto gostariam por conta do tempo que levam para colocá-las ou tirá-las.
- Apatia a cuidar das lentes de contato - Limpar e cuidar de lentes de contato pode ser visto como um fardo por alguns novos usuários.
A prática leva à perfeição
Se os pacientes demonstrarem frustração nos estágios iniciais do uso de lentes:
- garanta a eles que muitas pessoas passam pelos mesmos problemas;
- expresse seu apoio e incentive novos usuários a darem uma chance justa às lentes;
- enfatize a importância de os pacientes cuidarem bem de suas lentes e que, embora possa parecer muito trabalhoso agora, logo será tão simples quanto escovar os dentes duas vezes ao dia.